comebacks

Escolhendo por caos e desastre, PURPLE KISS lança a questionável memeM

Sabe qual é a sensação de ver um grupo com lançamentos ótimos se entregando a modinhas? Se não acho melhor se prepararem para essa atrocidade cometida pelo Purple Kiss agora, antes que seja tarde.

O grupo da RBW vinha num crescente comigo, Ponzona foi um debut incrível logo seguido de Zombie que foi uma das melhores músicas de 2021 na minha opinião. Então não era por nada que eu tava louca pra ver o que rolaria em memeM, afinal de contas Purple Kiss estava no bloody top lançando músicas boas. Foi quando a ficha caiu no primeiro teaser que o sonho estava morrendo e esse comeback não seria o que eu esperava nem o que eu queria.

Decepção.

Decepção deve ser a melhor palavra pra descrever o sentimento depois de ver um grupo para o qual eu tinha construído expectativa pegar tudo isso e jogar pela janela. E claro que não foi do jeito bom.

Uma das coisas mais cansativas (e tristes) dentro do kpop é como os grupos se vendem a sonoridades que ganharam relevância porque “se deu certo pra eles vai dar certo pra gente”. É aquele conjunto de sentimentos de ver algo subindo ao topo enquanto você tenta, tenta e tenta sem conseguir, até desistir e mirar no que presumidamente “deu certo” com o público. Mas a real é: “o que realmente dá certo com o público?”

STAYC teve o primeiro sucesso com ASAP, uma música mais adocicada e simples, o mesmo com Oh My Girl que teve um viral com Dolphin. Brave Girls conseguiu o topo com Rollin’ uma música que veio de um conceito “sexy”. Em contraposto aespa ficou rondando o topo dos charts com músicas como Next Level e Savage. Não existe uma fórmula de música correta pra se alcançar o topo, tudo depende de sorte. O mundo do kpop se baseia especialmente em sorte e o quanto a sua empresa é conhecida.

É por isso que ver o Purple Kiss decidir uma sonoridade diferente e bagunçada não faz sentido nenhum pra mim. Pra que se jogar num mar de mais do mesmo sem pensar antes que elas já tinham algo diferente em mãos? Que tipo de fruto memeM vai dar ao grupo fora da rodinha de fãs de cabresto que vão engolir isso?

memeM é uma música que se entrega a modismos, a uma estrutura bagunçada que não parece nem tentar costurar pra fazer sentido, além de ser um hyper pop tão batido que chega me cansa os ouvidos. O instrumental é péssimo, sem graça e a faixa simplesmente faz inexistentes os vocais lindíssimos do grupo, o que pra mim é o dobro da ofensa.

Não é o pior lançamento que existe, ainda mais lançada depois de O.O do NMIXX, mas não faz jus ao Purple Kiss e muito menos é uma música boa. Ela só soa como uma tentativa desesperada de viralizar e vender o máximo possível, e isso é triste pra caramba de se assistir. Pior ainda é que o resto do álbum está bom.

A intro que ganhou um teaser é muito boa (mesmo sendo intro), Oh My Gosh que vem logo após a título poderia facilmente ter sido uma título mais lowkey do grupo ou Pretty Psycho que seria um ótimo follow-up pra Zombie… eu poderia dar mais exemplos dentro do álbum, mas não precisa de muito pra entender o quão desesperada e deslocada memeM fica dentro da discografia do Purple Kiss. A música não é boa e completamente desnecessária para o grupo, que facilmente poderia ter feito qualquer outra coisa e se saído bem nesse comeback. Triste, de verdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s