Manual do Colecionador

Manual do Colecionador – Cuidando dos seus álbuns

Fala minha gente, tudo certinho? Pois é, cá estamos nós com essa série que aparece a cada eclipse solar, a do manual do colecionador. Eu geralmente bugo no espaço tempo de vez em quando e fico sem pauta pra isso aqui, mas de vez em quando aparece alguma coisa no fundo da minha cabeça que eu penso “hmmm talvez dê certo”. Depois de ensinar vocês a comprar seus álbuns (e esse é o post que por algum motivo sempre tem a maior quantidade de visualização) agora é hora de a gente falar de cuidados com eles. Estejam prontos pra mais um daqueles posts.

Eu me considero uma pessoa completamente meio termo quando se fala de coleção de álbuns de kpop. Eu sou meio pirada neles terem alguma mancha ou amassado ou afins enquanto não ligo muito de deixar eles extra protegidos em saquinhos individuais. Vocês podem muito bem escolher a melhor maneira de armazenamento pra vocês, mas hoje vou passar um pouco do que EU faço com as minhas coisas.

ONDE E COMO ARMAZENAR?

Bem, isso aqui é um álbum né? Tu pode armazenar em qualquer lugar que ele caiba (claro, cuidado com álbuns enormes demais, porque eles existem), então se quiser colocar na sua gaveta e ele couber seja feliz. Mas eu, como eu vi que também a grande maioria, gosta de deixar exposto mesmo porque é álbum de kpop, é caro e tem muita arte bonita neles pra deixar na gaveta (não julgo quem deixa), ainda mais com a aparência puxada pra livros.

Imagem ilustrativa de como eu decoro minha estante feat. o caos que se tornou a prateleira do vixx

Os cuidados principais são com lugares meio… de risco? (será que posso falar assim?) Basicamente, eu tenho medo de prateleiras (que é bem diferente de uma estante) porque eu sou atrapalhada, o risco de alguma coisa cair é bem grande (e inclusive já me aconteceu) e ai a minha pira com esse tipo de coisa já entra em pura crise. Eu mesma uso uma estante com 5 espaços diferentes e organizo meus álbuns por todas elas, o que leva a outro ponto: cuidado com peso viram? 37 álbuns pesados em uma prateleira só COM CERTEZA vão fazer com que ela desmorone.

EXPOSIÇÃO AO FRIO/CALOR/OUTROS

Então vamos dizer que você, jovem guerreiro, decidiu deixar os seus álbuns expostos bem lindões na sua prateleira, se achando a rainha do antigo Egito, a Cleópatra, toda vez que algum coleguinha entra no quarto e vê que você gasta seu dinheiro com esse tipo de coisa (e não, não to te julgando, eu to ME julgando). Vamos falar de outra pira minha e te deixar mais pilhado ainda.

Não sei se todo mundo sabe, mas deveria ser algo que já repararam, é que papel reage ao frio e calor tanto quanto a sua mesa de madeira, que faz barulho durante a noite e te faz pensar que tem 10 espíritos na sua casa. Isso também pode acontecer com teu álbum. Não, não a parte de fazer barulho, mas sim de ter uma reação a umidade do ambiente que muda de acordo com a temperatura, o barulho só faz se colocar num rádio Bruna piadas e pães. Basicamente, se você percebeu que o ambiente na tua casa é muito úmido talvez a melhor ideia seja tomar cuidado com alguns álbuns de maior risco.

Álbuns que não são capa dura e estão na versão livro, sem aquele slip cover, são mais suscetíveis a começarem a ter pequenos amassados ou até inchaço das folhas por causa do contato a umidade. Um exemplo dos meus que começou a fazer isso foi o Muse do Leo (vixx). Como eu fugi disso? Basicamente eu deitei ele embaixo de vários outros álbuns mais resistentes pra que ele basicamente ficasse 100% do tempo fechado e evitando os outros dois.

O álbum do Leo basicamente com todo o resto da coleção por cima

Outro problema com umidade pode vir por causa de fungos (irra). Ambientes úmidos, fechados e escuros são um lugar lindo pra proliferação do maior inimigo do ser humano que quer seus álbuns lindinhos: MOFO. Por isso o que eu te aconselho a fazer, na real, é a parte do próximo passo…

LIMPEZA

Não, não vai me inventar de tacar o seu álbum na porra do tanque, pelo amor de deus. Mas ainda assim essa atividade não deixa de ser um tanto quanto chata na maior parte das vezes. Limpeza é algo necessário na vida de qualquer ser humano com o mínimo de higiene, e claro que você não vai deixar uma prateleira pegando pó o resto da vida sem mexer um dedinho né? Pois é, seu porquinho, tá na hora de pegar o paninho e partir limpar isso tudo.

Limpar a prateleira com álbuns se torna uma atividade mais demorada e mais chatinha com o passar do tempo e o aumento da sua coleção. Eu, uma pessoa com…. Hmmm… Pelo menos uns 75 álbuns (jesus cristo) passo pelo menos uma 1h entre tirar tudo, limpar e depois arrumar tudo de novo. Eu sei, é chato, mas é necessário pra evitar o tal do mofo, já que uma prateleira, por exemplo, é um local fechado e a parte mais funda é escura o suficiente pra criar isso. Se tiver umidade BAM, parabéns, agora tu tem que olhar isso de vez em sempre.

Claro, além do mofo tem o problema do pó em si, porque essas coisas podem juntar um pó dando depois de muito tempo parado. As vezes só bater um espanador ajuda, mas é bom tirar um tempinho pra limpar. Isso também evita um pouco que aconteça o amarelamento de álbuns que são brancos (que são os mais chatinhos pra cuidar).

ENVELOPE PLÁSTICO

Já que eu já entrei no quesito de amarelamento por causa de tempo e exposição, acho uma boa falar de uma coisa que eu mesma não faço mas vejo muitos outros fazendo. Você, maluquinho da limpeza e que tem medo até do vento tocar o seu precioso filho, aqui vai mais uma dica: envelopes plásticos.

Eu vejo mais a galera usando isso em duas situações: álbuns assinados ou álbuns brancos. O primeiro é mais pra que o tempo não estrague a assinatura, o que eu acho até sensato em um ponto, mas não tenho dinheiro pra comprar nada autografado e acho um tanto quanto desnecessário. O segundo é por causa do problema do amarelamento mesmo, o envólucro de plástico deve ajudar nisso mas sinceramente eu nem me dou ao trabalho de fazer isso. É too much pra mim, mas se tu quiser…

Eu acho que no básico é isso. Cuidar dos álbuns de kpop que você tem não é lá uma atividade muito difícil, na verdade se torna uma rotina de organização e limpeza depois de um tempo. Esse tipo de cuidado ajuda a preservar eles por um bom tempo, deixando naquele estado semi novo e na real esse guia aqui serve até pra livros mesmo, então…

E acabamos por aqui com mais um capítulo do Manual do Colecionador, no próximo eu talvez fale de goodies e photocards??? Não sei, pode ser que aconteça logo ou não inclusive, depende de como eu me sentir com essas coisas. Nos vemos numa próxima!

Beijineos de luz~

Publicidade

9 comentários em “Manual do Colecionador – Cuidando dos seus álbuns

  1. Achei seu blog ontem, e li todas as postagens, sim, todas, desde a primeira disponível (onde era falado sobre o debut americano da CL com lifted) até esse último. Foi muito interessante perceber de como você passou de entusiasta de boygroups e até “army demais” pro meu gosto (inclusive em várias postagens vc dizia que tinha uma dificuldade imensa em gostar de girlgroups) à ser a pessoa que hoje em dia mal escreve sobre os boy, chegando a ter em uma postagem de preferidos de algum mês somente as girls kkkkk. Achei muito divertido o jeito que vc escreve, e atrelado a outros blogs que já estou acostumada, então tbm foi bom por isso, apesar de ter certeza que meus fav não vão fazer sucesso aqui tbm!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oof tu leu o blog inteiro, eu estou com vergonha EJDJEJDJEJFJEJ Sim, eu tive uma época army demais da qual eu tenho uma vergonha absurda, eu ainda tento apagar algumas coisas mas nem sempre rola. Fica aqui marcas do passado bg stan e army chata ✌🏻🤪 (que agora 90% dos grupos favoritos é gg)
      Mas muito obrigada por ler tudo!! Fico super feliz que tenha gostado e achado divertido como escrevo. Fico felizona real~~

      Curtir

      1. Sim, eu li. Toda vez que acho um blog novo gosto de ler tudo, e agora vou ficar acompanhando por aqui.
        Deu pra perceber de que lado vc é agora, menos do lado de Twice, né kkk. Eu ri demais das suas tentativas de gostar dos singles delas e falhando em todas as vezes.

        Curtido por 1 pessoa

      1. Eu só agora fui perceber que nunca falei o que aconteceu também, sorry. Mas infelizmente nem :// os correios da Coreia pra cá estão meio travados por causa do corona e os fretes pros que enviam pra cá são muito caros. Ultima coisa que recebi foram os do Dreamcatcher mesmo ):

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s